O Sindicato

Fundado em 1990, com sede em Ponte Nova, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Vale do Piranga tem como objetivo a integração e, consequentemente, o fortalecimento das empresas do setor da Construção Civil de toda região do Vale do Piranga, que abrange o total de 32 cidades, tendo como principais as cidades de Ouro Preto, Mariana, Viçosa, Raul Soares e Ponte Nova.

São 174 empresas atuando nas diversas áreas da construção civil, com atuação marcante na prestação de serviços às grandes mineradoras da região, além da construção e incorporação de edifícios residenciais e comerciais, e prestação de serviços às importantes prefeituras da região, sendo responsáveis pela criação de aproximadamente 8500 empregos diretos.

Desde 1996, através de parceria com o Sistema FIEMG, o SINDUSCON Vale do Piranga é responsável pela administração do SESI – Unidade Ponte Nova, o que contribui, significativamente, para fortalecimento e viabilização das atividades sindicais. Esta parceria também deu ao Sindicato maior visibilidade junto à comunidade. Cabe ressaltar os vários trabalhos sociais desenvolvidos, a promoção de atividades esportivas para trabalhadores do setor da construção e de outros setores da indústria local e os cursos de alfabetização para filhos de industriários e para industriários.

Visando ao atendimento às peculiaridades de cada região, foram instaladas duas Delegacias do SINDUSCON – VP, uma em Ouro Preto e outra em Viçosa. Cada Delegacia negocia sua Convenção Coletiva de Trabalho.

A apuração do Custo Unitário Básico Regional, feito em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa, é um importante serviço prestado pelo Sindicato aos associados e a toda população da região de abrangência, uma vez que reduziu em 30% os valores pegos pela obtenção de CND´s junto ao INSS, o que facilitou e viabilizou muitos empreendimentos.